data-filename="retriever" style="width: 100%;">Desnecessário dizer que 2020 foi um ano de transformação para os negócios. Em primeiro lugar, a Covid-19 acelerou enormemente as tendências que já víamos. Assim, reuniu uma década de crescimento do e-commerce em um único ano. Sobretudo, os consumidores domésticos mudaram drasticamente seu comportamento de compra.
Por isso, milhões de empresas foram forçadas a investir mais pesadamente em seus canais de e-commerce existentes ou a entrar na Internet pela primeira vez. Quando falamos em e-commerce, as conversões são a chave para a sobrevivência.
Por que ter uma estratégia de conteúdo para seu e-commerce? Imediatamente, o conteúdo de e-commerce dá pontos extras para a imagem da marca e tráfego. Principalmente, ajuda a ganhar vendas no final. Veja o que uma boa estratégia de marketing de conteúdo de comércio eletrônico pode fazer por você.
Então, existem inúmeras possibilidades quando se trata de marketing de conteúdo e como ele pode ajudar os clientes em sua jornada de decisão. Apenas alguns dos benefícios de ter conteúdo relacionado ao e-commerce incluem ajudar a vender produtos e serviços.
Bem como, manter os clientes informados, dar dicas e conselhos úteis, construir confiança e autoridade sobre tópicos. Além disso, fornecer a você novo conteúdo para compartilhar para seguidores nas redes sociais.
Criar conteúdo em torno do produto pode ajudar a atrair novos clientes e reter os existentes.
Identifique sua persona - Em primeiro lugar, para criar conteúdo de e-commerce sob medida. Considerando as necessidades do comprador, você precisa saber quem é o seu comprador. Primeiramente, persona é uma representação semifictícia de seu cliente-alvo. Isso com base em dados demográficos. Então, é um corte transversal vívido de seus diferentes tipos de clientes - suas motivações únicas, pontos de dor, psicografia, preferências e histórias de fundo. Ao desenvolver uma persona, com base em dados reais e percepções de marketing. Certamente, você pode criar conteúdo direcionado a ela. Então, refinando-o dependendo de qual parte do funil de vendas você o está colocando. Bem como, de que parte da jornada do comprador você está almejando.
Identificar tendências - Logo, descubra o que está na moda em termos de conteúdo. Isso o ajudará a ver o que está acontecendo em seu setor. Assim, permitindo que você alcance um público maior. Além disso, existem ferramentas que você pode usar para se manter atualizado sobre tendências. Por exemplo, o Google Insights.
Escolha o tipo de conteúdo - Sobretudo, no início, é importante definir a plataforma e o conteúdo que você irá desenvolver.
Crie um relacionamento forte com a sua audiência - Desta forma, você conseguirá identificar qual o melhor conteúdo para transformar sua audiência em lovers da sua marca.
Conteúdo de e-mail - Frequentemente, o e-mail é uma ótima maneira de começar seu processo de conteúdo de comércio eletrônico.
Trabalhe com influenciadores em seu nicho - Não raro, uma estratégia de conteúdo para e-commerce que vem crescendo em popularidade é o uso de influenciadores. Então, o conceito de um "influenciador" pode imediatamente evocar imagens de celebridades ou personalidades da mídia social com milhões de seguidores. No entanto, você não precisa necessariamente se preocupar em comprometer todos os seus recursos para contratar uma celebridade para promover sua marca.
Inclua depoimentos de clientes - Também, uma maneira de aumentar a confiança dos clientes é incorporar avaliações em seu conteúdo. Por certo, postar histórias de sucesso e comentários de clientes satisfeitos adiciona positividade ao seu e-commerce. Ao mesmo tempo, que valida seu produto para os visualizadores.
Entenda os ciclos de compra de seus clientes - Assim, ao expandir (ou iniciar) uma estratégia de conteúdo. De fato, você deve primeiro entender o comportamento de pesquisa do usuário e como ele se correlaciona com o seu e-commerce.
Pessoas - Com efeito, há dois grupos principais de pessoas a serem considerados: aqueles que conduzem todos os esforços de conteúdo, o público-alvo e, ainda, os clientes. Lembrando da nossa #nuncaparedevender!